Papéis dos Patrocinadores do Lean Seis Sigma

Papéis dos Patrocinadores do Lean Seis Sigma

Papéis dos Patrocinadores do Lean Seis Sigma

Papéis dos Patrocinadores do Lean Seis Sigma
Papéis dos Patrocinadores do Lean Seis Sigma

Os patrocinadores são fundamentais para o sucesso do Lean Seis Sigma.

O presente artigo apresenta as atribuições e competências dos patrocinadores do Lean Seis Sigma nas empresas: Sponsor, Champions e Coordenador.

A – SPONSOR DO LEAN SEIS SIGMA

O Sponsor do Lean Seis Sigma é um executivo da alta gestão da empresa, responsável por definir e promover as diretrizes para a implementação do Lean Seis Sigma.

As principais ATRIBUIÇÕES do Sponsor são:

1 – Participar do lançamento do Lean Seis Sigma, comunicando à organização a decisão de se adotar o programa, informando objetivos, forma de implementação, expectativas de participação e definição de papéis.

2 – Validar projetos e Champions, garantindo que os projetos estejam alinhados às iniciativas estratégicas da empresa.

3 – Fomentar e manter um vigoroso patrocínio da média gestão (Champions) no dia a dia do Lean Seis Sigma.

4 – Alocar recursos suficientes para a consolidação do Lean Seis Sigma.

5 – Participar de eventos para apresentação de projetos Lean Seis Sigma.

6 – Validar planos de reconhecimento e recompensa atrelados aos resultados obtidos no âmbito do Lean Seis Sigma (por exemplo, a empresa deve associar uma parte do bônus que compõe a remuneração variável dos Champions e Belts a resultados obtidos no âmbito do Lean Seis Sigma e devem ser promovidos eventos de certificação de Belts e de celebração de resultados, dos quais o Sponsor deve participar).

7 – Garantir que os ganhos resultantes do programa sejam destacados nos relatórios anuais e em outros instrumentos de divulgação (a propaganda, tanto interna quanto externa à empresa, é fundamental para a sustentabilidade do Lean Seis Sigma e a alta liderança deve estar à frente dessa propaganda).

8 – Promover a expansão do Lean Seis Sigma – envolver todas as áreas da empresa, fornecedores e clientes.

Para que o Sponsor possa executar suas atribuições de modo adequado, é necessário possuir o conhecimento básico da metodologia Lean Seis Sigma (participar do Workshop para Formação de Champions, pelo menos de suas duas horas iniciais).

2 – CHAMPIONS DO LEAN SEIS SIGMA

Os Champions do Lean Seis Sigma são executivos da alta e da média gestão da empresa, responsáveis por apoiar os projetos e remover possíveis barreiras para o seu desenvolvimento e, também, por incentivar o uso dos métodos e técnicas do Lean Seis Sigma no dia-a-dia dos trabalhos de suas áreas.

As principais ATRIBUIÇÕES dos Champions são:

1 – Participar da seleção de projetos e de candidatos a Black Belts e Green Belts.

2 – Monitorar os projetos Lean Seis Sigma sob sua responsabilidade (reuniões periódicas – no máximo, mensais).

3 – Auxiliar os candidatos a Black Belts e Green Belts na implementação das mudanças e obtenção dos recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos.

4 – Remover as barreiras que impeçam o sucesso dos projetos.

5 – Cumprir as atividades previstas no processo de monitoramento e certificação dos Black Belts e Green Belts.

Para que os Champions possam executar suas atribuições de modo adequado, são necessárias as seguintes COMPETÊNCIAS:

1 – Conhecimento básico da metodologia Lean Seis Sigma (participar do Workshop para Formação de Champions).

2 – Compreensão global do negócio.

3 – Habilidade para liderar mudanças.

4 – Habilidade para facilitar o trabalho em equipe.

5 – Habilidade para gerenciar conflitos.

6 – Habilidade para gerenciar projetos.

3 – COORDENADOR DO LEAN SEIS SIGMA

O Coordenador do Lean Seis Sigma é um executivo da média gestão da empresa, responsável pela administração do programa e pelo assessoramento ao Sponsor e aos Champions.

As principais ATRIBUIÇÕES do Coordenador são:

1 – Auxiliar o Sponsor e os Champions na seleção de projetos e de candidatos a Black Belts e Green Belts, de modo que o Lean Seis Sigma esteja fortemente ligado às estratégias da organização.

2 – Gerenciar a execução dos projetos Lean Seis Sigma (follow-up quinzenal ou mensal) e o processo de certificação de Black Belts e Green Belts, o que inclui as interações com a empresa de treinamento/consultoria que dá suporte à organização.

3 – Monitorar a performance do programa por meio de indicadores do Lean Seis Sigma, tais como projetos dentro do prazo e atrasados, projetos finalizados, retorno financeiro dos projetos concluídos.

4 – Elaborar todos os documentos e procedimentos internos necessários ao cumprimento da atribuição relacionada no item 3 acima, tais como planilhas para controle de projetos.

5 – Apresentar o status e a performance do Lean Seis Sigma ao Sponsor.

6 – Fornecer suporte aos Black Belts e Green Belts, auxiliando na obtenção dos recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos, notadamente o tempo de dedicação adequado.

7 – Participar das reuniões das equipes de projetos com os Champions, sempre que possível.

8 – Auxiliar o Sponsor e os Champions na remoção de barreiras para o sucesso do Lean Seis Sigma.

9 – Interagir com a área de controladoria da empresa para que os resultados dos projetos sejam traduzidos para a linguagem financeira.

10 – Atuar, com o suporte do Sponsor e dos Champions, para que os sistemas e estruturas da empresa (processos de contratação, treinamento, reconhecimento e recompensa, por exemplo) sejam gradualmente modificados para refletir e incentivar a nova cultura Lean Seis Sigma.

11 – Interagir com a área de comunicação da empresa para que seja feita a divulgação, em todos os níveis da organização, das etapas da implementação e dos resultados alcançados com o Lean Seis Sigma.

Para que o Coordenador possa executar suas atribuições de modo adequado, são necessárias as seguintes COMPETÊNCIAS:

1 – Conhecimento da metodologia Lean Seis Sigma (participar do Workshop para Formação de Champions e do Curso para Formação de Green Belts).

2 – Compreensão global do negócio (visão estratégica e corporativa da empresa: capacidade para entender as demandas do negócio, o que exige compreensão da área operacional da empresa e de outras variáveis da organização).

3 – Habilidade para liderar mudanças.

4 – Habilidade para facilitar o trabalho em equipe.

5 – Habilidade para gerenciar conflitos.

6 – Habilidade para gerenciar projetos.

7 – Habilidade para fazer apresentações.

8 – Ótimo relacionamento e reconhecimento em todos os níveis da empresa.

Horário de Atendimento

Por gentileza, faça contato pelo formulário do site ou do envio de e-mail para comercial@werkemaconsultores.com.br e, se desejar que um profissional ESPECIALISTA do Grupo Werkema ligue para você, informe o melhor dia/horário para uma conversa telefônica ou para agendarmos uma reunião virtual.