O software estatístico Minitab é um forte aliado do Lean Seis Sigma

O software estatístico Minitab é um forte aliado do Lean Seis Sigma

O software estatístico Minitab é um forte aliado do Lean Seis Sigma

O software estatístico Minitab é um forte aliado do Lean Seis Sigma
O software estatístico Minitab é um forte aliado do Lean Seis Sigma

O Minitab é o software estatístico ideal para o Lean Seis Sigma, por ser muito amigável e simples.

Uma das características do Lean Seis Sigma é a tomada de decisões a partir de conclusões resultantes do estudo de fatos e dados, de acordo com as etapas de um método estruturado de análise – DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), para a condução dos projetos de melhoria de desempenho de produtos e processos, e DMADV (Define, Measure, Analyze, Design, Verify), que é utilizado em projetos cujo escopo é o desenvolvimento de novos produtos e processos –, em lugar das decisões baseadas no “achismo” e na “experiência”. Neste contexto, as técnicas estatísticas são muito importantes para a coleta e análise dos dados apropriados. Essas técnicas são totalmente integradas às etapas do DMAIC e do DMADV.

Para o emprego das técnicas estatísticas é essencial um software de apoio e o Minitab Statistical Software – conhecido pela denominação Minitab (1) – é a solução perfeita, porque apresenta como vantagens a simplicidade de uso e uma interface com o usuário muitíssimo amigável, tornando a análise de dados extremamente rápida e simples.

A integração do Minitab ao Lean Seis Sigma, como o software estatístico de excelência indicado para uso com a metodologia, foi algo natural e esperado, pois há mais de 40 anos o Minitab é o software utilizado em milhares de empresas em programas de qualidade e melhoria de processos e, também, em milhares de faculdades e universidades em todo o mundo, as quais o utilizam como software nos programas de ensino de estatística na educação superior.

Lamentavelmente, no cenário de banalização do Lean Seis Sigma que vem ocorrendo nos últimos anos – com várias distorções em relação à utilização do programa, as quais, em sua essência, consideram ser possível apenas obter os benefícios do Lean Seis Sigma, mas sem investir de modo continuado nos custos necessários para a geração desses ganhos –, muitas empresas buscam ferramentas alternativas para a aplicação da estatística.

Essas ferramentas alternativas geralmente são macros que rodam em Excel e que estão muito longe de apresentar as vantagens do Minitab. Portanto, NÃO indico o seu uso, pois a relação custo/benefício do Minitab é excelente e muito superior à das ferramentas alternativas – e posso dizer isso com segurança, pois sou usuária do Minitab desde 1987, quando iniciei minha carreira como professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Diante das crescentes valorização e popularização da estatística, tendo em vista a necessidade da tomada de decisões rápidas e corretas em um ambiente altamente mutável e competitivo, é mandatório o uso de um excelente software para análise de dados e, na minha avaliação, sem dúvida esse software é o Minitab.

Comentários e referências:

  1. Para obter informações sobre o Minitab, consulte o website https://www.minitab.com/pt-br.