Login
Senha
 
Esqueci minha senha



Mapeamento de Perfil

Modalidade do treinamento

In Company: solicite orçamento para a realização do treinamento na sua empresa.

Objetivos

O Mapeamento de Perfil para Belts cumpre as seguintes finalidades:

  • Selecionar, dentro de um pool de colaboradores previamente indicados por gestores estratégicos, os melhores perfis para a implantação e condução de projetos Lean Seis Sigma dentro da organização, favorecendo significativamente o sucesso desse processo;
  • Proporcionar feedback especializado e personalizado a cada colaborador avaliado, independentemente de sua classificação, de modo a fornecer-lhes indicações para o aprimoramento de seus perfis pessoal e profissional;
  • Ajudar o coordenador do Projeto Lean Seis Sigma na tarefa de acompanhamento da atuação dos Belts, bem como facilitar-lhe a realização de possíveis intervenções ao longo do processo.

O Mapeamento de Perfil para Belts contempla o mapeamento a análise de competências cognitivas e comportamentais como Potencial Intelectual, Raciocínio Analítico, Raciocínio Quantitativo, Concentração, Iniciativa, Planejamento, Comunicação, Liderança, Relacionamento Interpessoal, Trabalho em Equipe, Controle Emocional e Motivação.

Etapas do processo de seleção

Sensibilização

Esta etapa inicial visa esclarecer aos participantes que o processo deve ser encarado como algo que vai desenvolvê-los. É importante que a empresa utilize os resultados da avaliação para um plano de desenvolvimento e que os candidatos saibam que a empresa o fará com base nos resultados apurados.

Avaliação

A utilização correta dos instrumentos de avaliação contribui para que o processo seja transparente e preciso. A preocupação deve ser a de coletar dados fiéis, avaliando as competências necessárias à função e também fatores pessoais, por exemplo, a expectativa quanto ao Programa Lean Seis Sigma, o grau de satisfação com a função atual, os projetos de vida, etc.

Elaboração de Laudos

São utilizadas três formas de apresentação de resultados: 

  1. Avaliação Qualitativa Individual;
  2. Avaliação Quantitativa Individual;
  3. Ranking do grupo.

Feedback

O feedback é realizado em dois momentos, sendo eles (i) para a empresa (coordenador do Seis Sigma/RH/Champions) e (ii) para os candidatos.

(i) Empresa: Indicações do que o candidato precisa desenvolver, o que ele está mais apto a fazer, como ele está hoje, qual seu estilo de atuação, tomada de decisão, trabalho em equipe, estilo de liderança, etc.

(ii) Candidato: Avaliação direta com o candidato enfatizando os aspectos emocionais como liderança, controle emocional, relacionamento, etc, na medida do possível fazendo alusões ao seu dia a dia profissional e pessoal.

Descrição da atividade

  1. Realização de entrevistas individuais com os candidatos. É estimado o tempo de 1 hora por candidato para a realização das entrevistas;
  2. Realização de testes coletivos e individuais nos candidatos. É estimado o tempo de 4 horas para os testes coletivos e 30 minutos para cada teste individual;
  3. Interpretação do material, análise e cruzamento dos dados e ranking dos candidatos. Este trabalho é feito de forma não presencial, pelo consultor especialista do Grupo Werkema, após a realização das entrevistas e testes;
  4. Elaboração e envio da planilha classificatória à empresa para efeito de formação e definição dos times/equipes;
  5. Elaboração dos laudos com todas as informações analisadas para cada candidato. O laudo é entregue ao responsável da empresa, normalmente à Diretoria de Pessoas e Gestão ou ao Comitê Lean Seis Sigma da empresa. As informações do laudo são confidenciais e o acesso ao documento deve ser restrito;
  6. Realização das entrevistas devolutivas com todos os avaliados de forma presencial. Cada candidato, independentemente de sua classificação, recebe feedback individual com informações sobre sua performance em cada um dos atributos avaliados e sugestões de ações voltadas ao aprimoramento de seu perfil pessoal e profissional.

Carga horária

A atividade exige, para cada grupo de 5 a 10 candidatos avaliados, um dia (8 horas) para a realização dos testes e entrevistas, um intervalo de 3 dias (24 horas) para a análise e interpretação do material, um dia (8 horas) para a realização das entrevistas devolutivas e um intervalo de 3 dias (24 horas) para a elaboração e envio dos laudos.

O tempo total para a realização de toda a atividade de Mapeamento de Perfil em cada empresa pode variar e deve ser negociado com o consultor especialista do Grupo Werkema para melhor atender às necessidades da empresa.
 


Mapeamento de Perfil
TVG
Eneagrama
PDP: Plano de Desenvolvimento Pessoal

©2008 Grupo WerkemaSão Paulo | Belo Horizonte | 31 3643 3090