Login
Senha
 
Esqueci minha senha



Dúvidas frequentes sobre o Seis Sigma

1 .  Por que as empresas optam pelo Lean Seis Sigma?

2 . O que significa, na prática, a meta do Lean Seis Sigma?

3 . Como funciona o Lean Seis Sigma em uma empresa?

4 . Como ficam os outros programas da qualidade com a implantação do Lean Seis Sigma? Ele substitui outros sistemas como a A ISO 9001:2000?

5 . Quanto tempo é necessário para implantação do Lean Seis Sigma em uma organização?

6 . O Lean Seis Sigma não acaba criando uma impressão de que alguns colaboradores são super-heróis da empresa, isto é, aqueles que conseguem resolver tudo a qualquer custo? Como ficam os outros funcionários diante destes personagens criados pelo programa?

7 . Quais são os principais benefícios que o Lean Seis Sigma pode proporcionar a uma organização?

8 . Que tendências mundiais podem ser observadas na evolução do Lean Seis Sigma?


1 . Por que as empresas optam pelo Lean Seis Sigma?

As empresas optam pelo Lean Seis Sigma com o objetivo de melhorar radicalmente o desempenho da organização e saltar à frente de seus concorrentes, obtendo maior lucratividade e gerando mais valor para os acionistas. Uma empresa que tem como meta, por exemplo, dobrar o valor do negócio em um prazo de três anos, poderá adotar o Seis Sigma como uma das principais estratégias para o alcance dessa meta.

voltar ao topo

2 . O que significa, na prática, a meta do Seis Sigma?

O entendimento da meta do Seis Sigma pode ser facilitado se fizermos uma comparação entre o padrão atual, no qual grande parte das empresas vêm operando (Quatro Sigma ou 99,38% conforme), e a performance Seis Sigma (99,99966% conforme):

Além disso, os benefícios resultantes de se alcançar o padrão Seis Sigma podem ser traduzidos do nível da qualidade para a linguagem financeira:



voltar ao topo

3 . Como funciona o Lean Seis Sigma em uma empresa?

O Lean Seis Sigma enfoca os objetivos estratégicos da organização e estabelece que todos os setores-chave para a sobrevivência e sucesso futuros da empresa possuam metas de melhoria baseadas em métricas quantificáveis, que serão atingidas por meio de um esquema de execução projeto por projeto. Os projetos são conduzidos por equipes lideradas pelos especialistas do Seis Sigma (Black Belts ou Green Belts).

Os esforços para implementação do Lean Seis Sigma somente podem ser liderados pelo CEO ou pelo principal executivo da empresa, isto é, o Lean Seis Sigma deve ser implementado “de cima para baixo”, com um elevado comprometimento da alta administração da organização. Outros elementos-chave do funcionamento do Lean Seis Sigma são a mensuração direta dos benefícios do programa pelo aumento da lucratividade da empresa (“bottom-line results”), o foco na satisfação do consumidor e a aplicação do DMAIC, que é o método estruturado para o alcance de metas utilizado pelas equipes de projetos. 

As etapas iniciais para implementação do programa, com suporte de consultoria externa, são:

  • Visitas técnicas da consultoria para conhecimento da empresa, preparação do lançamento do programa e identificação de oportunidades que poderão originar projetos Lean Seis Sigma.
  • Realização do “Seminário para a Alta Administração” (definição de projetos, de Champions e de possíveis candidatos a Black Belts e Green Belts).
  • Realização do processo para seleção de candidatos a Black Belts e Green Belts e identificação do candidato que conduzirá cada projeto.
  • Realização do “Workshop para Formação de Champions”.
  • Oferecimento do treinamento para Formação de Black Belts e/ou Green Belts. Como parte do treinamento, cada candidato conduzirá projetos Lean Seis Sigma, usualmente da seguinte forma:
    • Black Belt: duas metas (médio prazo - quatro a seis meses e longo prazo - oito a dez meses).
    • Green Belt: uma meta (médio prazo - quatro a seis meses).

voltar ao topo

4 . Como ficam os outros programas da qualidade com a implantação do Lean Seis Sigma? Ele substitui outros sistemas como a A ISO 9001:2000?

Os programas de qualidade anteriormente adotados pela organização devem ser levados em conta e integrados ao Lean Seis Sigma, para que fique claro que eles não foram “abandonados” em função de uma “nova moda”. Isto é: o Lean Seis Sigma deve ser visto como um upgrade para esses programas, que tornou-se necessário para garantir à empresa o alcance de metas mais desafiadoras.

O Lean Seis Sigma não substitui a ISO 9001: 2000, já que seus objetivos são diferentes: a ISO 9001:2000 é um sistema de gerenciamento da qualidade, enquanto o Lean Seis Sigma é uma estratégia gerencial para a melhoria da performance do negócio. No entanto, o Lean Seis Sigma dá sustentação às normas ISO 9001:2000 e auxilia a empresa a satisfazer os requisitos das normas, já que fornece embasamento a todos os princípios de gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem factual para tomada de decisão, melhoria contínua, abordagem sistêmica para a gestão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. Por exemplo, a ISO 9001:2000 requer que exista um processo de melhoria contínua implementado na empresa, mas não diz como - já o Seis Sigma estabelece como implementar esse processo.

voltar ao topo

5 . Quanto tempo é necessário para implantação do Lean Seis Sigma em uma organização?

Os primeiros resultados surgem em um prazo de quatro a seis meses após o início da implementação do Lean Seis Sigma. Quanto à consolidação da cultura Lean Seis Sigma na organização, já é necessário um prazo maior, de aproximadamente 12 a 18 meses.

voltar ao topo

6 . O Lean Seis Sigma não acaba criando uma impressão de que alguns colaboradores são super-heróis da empresa, isto é, aqueles que conseguem resolver tudo a qualquer custo? Como ficam os outros funcionários diante destes personagens criados pelo programa?

No Lean Seis Sigma,  todas  as  pessoas da  empresa, nos diferentes níveis de aprofundamento do programa, são responsáveis por conhecer e implementar seus conceitos e sua metodologia. Portanto, para o sucesso do programa, é necessário treinar pessoas com perfil apropriado, que se transformarão em patrocinadores e especialistas do Lean Seis Sigma, de acordo com o modelo básico a seguir.



 

voltar ao topo

7 . Quais são os principais benefícios que o Lean Seis Sigma pode proporcionar a uma organização?

Por meio do Lean Seis Sigma, as empresas podem aumentar drasticamente sua lucratividade, com: 

  • Redução do percentual de fabricação de produtos  defeituosos.
  • Aumento do nível de satisfação de clientes.
  • Redução do tempo exigido no desenvolvimento de   novos produtos.
  • Redução de estoques, do percentual de entregas com atraso e de custos.
  • Aumento do rendimento dos processos e do volume de vendas.

voltar ao topo

8 . Que tendências mundiais podem ser observadas na evolução do Lean Seis Sigma?

Atualmente não há dúvidas de que o programa Lean Seis Sigma, quando ele realmente apresenta os requisitos necessários para receber a denominação “Lean Seis Sigma”, é uma estratégia de negócios que veio para ficar e se disseminar, não sendo apenas mais um modismo passageiro na área da qualidade. O programa vem se aprimorando desde então, sendo adotado por um número cada vez maior de organizações, tanto no setor industrial quanto no de prestação de serviços. A divulgação dos resultados financeiros obtidos pelas empresas que implementaram o programa funciona como um excelente catalisador para o seu crescimento.

No que diz respeito ao futuro do programa, é possível destacar as seguintes tendências:

  • Ampliação do reconhecimento da sinergia entre o Seis Sigma e as práticas do Lean Manufacturing, gerando o programa denominado Lean Seis Sigma;
  • Maior disseminação do Design for Six Sigma (DFSS);
  • Aumento do número de médias e pequenas empresas que implementarão o programa, adotando as adequações ou simplificações necessárias à sua realidade empresarial;
  • Consolidação do Lean Seis Sigma como uma estratégia para criação de valor para as empresas (e não, apenas, para eliminação de defeitos ou redução de custos);
  • Ênfase na integração do Lean Seis Sigma a programas de qualidade previamente existentes na empresa e à certificação de produtos, como as normas da série ISO 9000;
  • Utilização de softwares específicos para o gerenciamento do Lean Seis Sigma nas organizações.

 voltar ao topo


O que é Lean Seis Sigma
Programa Lean Seis Sigma
Dúvidas frequentes sobre o Seis Sigma

©2008 Grupo WerkemaSão Paulo | Belo Horizonte | 31 3643 3090